Fogão Solar (Caixa Bruxa)

Florestas são dizimadas para abastecer fogões domiciliares
Ao longo dos tempos, as florestas são utilizadas como fornecedoras de lenha para cozinhar em fogões pouco eficientes, que gastam uma grande quantidade de combustível. Pessoas que necessitam de lenha para cozinhar fazem incursões diárias para retirar madeira, causando um considerável empobrecimento dos biomas.

Por outro lado, o sol é uma grande usina de energia que nós insistimos em subutilizar. Gera uma grande quantidade de energia -  segundo o Departamento de Fisica da UFRGS, semelhante a produção de 10 bilhões de Usinas Hidrelétricas do tamanho da Itaipu por ano - que poderia ser melhor utilizada para esquentar água, fazer energia elétrica e cozinhar e desidratar alimentos.

Na Permacultura há um principio prático que muitas vezes é negligenciado. O principio "Capte e armazene". Nele, são estudadas formas de captar recursos energéticos externos como o sol, a água, o vento, entre outras. Nesta postagem de hoje, vamos mostrar como fizemos o nosso fogão solar tipo caixa bruxa, um esquema que capta energia de maneira passiva, ou seja, sem grande esforço.

Para fazer uma, você necessitará dos seguintes materiais:
  • Uma caixa de papelão grande;
  • Uma caixa de papelão menor (que caiba dentro da caixa grande);
  • Plástico translúcido (tipo aqueles usados para forrar mesa de cozinha);
  • Serragem, isopor moído ou qualquer outro material isolante;
  • câmara de ar ou cordinha para amarrar a tampa;
  • Tinta branca ou caixas de leite tetrapack;
  • Cola PVA;
  • Potes para cola, pincéis, trinchas, folhas de papel ou jornal.
A primeira coisa é montar as duas caixas. Uma deve ficar dentro da outra e um espaço de aproximadamente 8cm entre as duas deve existir. A altura delas deve coincidir e a caixa de dentro deve ficar rente ao fundo da grande, com uma camada de isolante entre as duas.

O espaço entre a caixa de dentro e a caixa de fora deve ser de uns 8cm

Agora, use toda a sua criatividade e conhecimentos matemáticos para cortar e produzir as duas peças. Preencha agora o espaço com o material isolante que você preferir.

Na nossa caixa bruxa usamos serragem como material isolante
Forre a caixa para não deixar o material isolante escapar. Use cola PVA diluída em água. Com um pincel ou trincha, passe camadas desta emulsão e vá colocando folhas e pedaços de pano até cobrir todas as partes. Depois disso, forre o fundo com caixa tetrapack ou pinte de branco, para refletir os raios solares no seu interior.

Passe cola nas folhas para não a serragem não fugir

Agora que você já pintou o interior da caixa de branco ou forrou o interior com caixa "tretapack", você já pode cozinhar seu arroz no sol. Basta colocar a caixa com uma inclinação dez graus a mais que a latitude da sua localidade, forrar a boca da caixa bruxa com o plástico, amarrar com a borracha e deixar por um tempo ao sabor do sol.

 Um exemplo: São Gonçalo está localizado no paralelo 19°. Logo, quando queremos cozinhar, posicionamos a caixa em aproximados 29° com a superfície do terreno. Para preparar feijão, deixamos de molho no dia anterior e colocamos ele na caixa bruxa de manhã cedinho. Na hora do almoço ele cozinhou. Arroz e mandioca cozinha com menos tempo.

Ao colocar o plastico, cria-se um efeito estufa no interior da caixa

Abaixo, algumas imagens do Curso Permacultura Popular que estamos facilitando. Na oportunidade, levamos a nossa caixa bruxa para alguns agricultores do Leste de Minas verem de perto. Quando abrimos a caixa e verificamos que a panela com o arroz que colocamos horas estava pronto, muitos toparam fazer em suas casas para testar. Esperamos que isso mesmo aconteça e que você um dia nos convide para almoçar um belo arroz cozido em um fogão ecológico.

Apresentação da caixa bruxa aos alunos do curso Permacultura Popular


Os agricultores testaram a eficiência da tecnologia no local


Conheça também: CURSO ONLINE

permacultura_curso

Informamos que as inscrições para nosso curso online são liberadas apenas para os que se cadastram na nossa lista de e-mails e completam a semana inicial de estudos. Para participar, cadastre-se CLICANDO AQUI e acompanhe a semana de materiais gratuitos. No final, você receberá o convite para se matricular no nosso curso online.


Nenhum comentário :

Postar um comentário