Mais um armário parede

Há algum tempo instalamos em nossa casa bioconstruída uma janela em um local que não foi devidamente planejada, pois estava em um local que venta pouco e que não permitia uma boa circulação cruzada de ar no interior da edificação.

Cada elemento contribui com mais de uma função

Então o que fazer? Destruir a parede?

Bom, reaproveitar o material de uma casa bioconstruida é mais fácil pois os materiais como a terra podem ser reaproveitados, ao contrário das casas feitas de concreto que, invariavelmente, transformariam-se em entulho.
Fechamento com madeira e tetrapack

Mas existe uma outra possibilidade. Uma das estratégias da permacultura é a multifuncionalidade. Desta maneira, um telhado não cumpre apenas a função de proteger a casa e, se conectada a uma cisterna, torna-se um potencial captador de água de chuva; um quebra ventos pode ser um pomar de frutas e um marco de janela pode se transformar em um armário.

Tela de pinteiro para fixar o barro

Para isso, fechamos o buraco da janela pelo lado de fora com forro de pinus, colocamos umas caixas de leite tetrapack para isolar o calor externo, fixamos uma camada de tela de pinteiro externamente para segurar a camada de barro de cerca de 05cm que a gente barreou por fora da casa, instalamos uma portinha do lado de dentro, colocamos umas prateleirinhas e... pronto!


Fina camada de terra (reboco com calfit posterior)

Prateleiras instaladas

Detalhes da nova janela e onde ficou o armário parede na cozinha da casa




Conheça também CURSO ONLINE



Cadastre-se aqui e baixe gratuitamente o material: "Autor da própria sobrevivência: 6 tecnologias caseiras em desenhos esquemáticos" pelo link: bit.ly/o_futuro_da_energia . Receba as minhas aulas e mentoria que serão ofertadas na lista: "O futuro da Energia" através do link  https://t.me/ofuturodaenergia , com materiais sobre fogões ecoeficientes e muito mais!

Nenhum comentário :

Postar um comentário