Jardins de subirrigação

Esquema de jardim subrrigado
Há algum tempo, vi na internet algo tratado como uma revolução para os canteiros urbanos. Não dei a devida atenção, pois meu foco de trabalho estava em outras atividades. Passado algum tempo, vi uma postagem em um blog com o titulo: “sub irrigated planted” e vi que muita gente - inclusive eu - fazia o mesmo ao cortar garrafas pet e montar aqueles pequenos vasos para fazer mudas. Só que agora mudou, os jardins são bem maiores!

Trata-se de copiar a natureza, fazendo artificialmente um sistema fechado,  que não requer aquelas morosas e exaustivas regas diárias, já que a água circula de baixo para cima por capilaridade.
Muitas vezes na cidade não dispomos de espaço ao ar livre para plantar, uma vez que nossas áreas estão cimentadas. Outras vezes, moramos em locais de solo arenoso, muito permeáveis que facilitam a percolação da água para o subsolo.


Vamos então ver agora como foi que fizemos, com materiais simples e de fácil aquisição, o primeiro dos nossos canteiros de subrrigação.

Materiais necessários:

  • Meia bombona plástica ou outro recipiente qualquer;
  • Pedaço de carpete
  • Canos e conexões;
  • Terra para as plantas;
  • Mudas e sementes.
Primeiro passo: Instalar o ladrão de água.


Você necessitará instalar um cano para a saída do excedente da água. Faça um furo e coloque um pedaço de mangueira de 1/2" ou similar a alguns centímetros do fundo do seu canteiro. Com isso você terá a certeza de que a água nunca ficara para cima deste nível, encharcando suas plantas.
 
Nivelado o canteiro, instale o cano "ladrão" a certa altura para delimitar o nível de água

Segundo passo: Faça furos em canos de bitola maior e os instale no fundo do canteiro.

No nosso caso, usamos canos de pvc 75mm e fizemos uma série de furos nele para que a água possa subir por capilaridade. Colocamos também umas pedras (poucas) para preencher os espaços vazios. Veja como ficou na imagem abaixo:

Os canos do fundo do canteiro criarão uma camada de ar entre a terra e a água, ideal para a ascensão por capilaridade
Terceiro passo: Instalar o carpete com o cano de abastecimento.

É neste cano que a gente vai colocar a água da rega. No nosso caso o canteiro pegou cerca de 35 litros. Lembre-se de colocar uma telinha tipo sombrite para não ter problemas com a dengue e também não ficar caindo sujeira ou objetos no fundo do seu canteiro.

Para não ter dengue, lembre-se de colocar um sombrite no caninho de abastecimento

Quarto passo: Pode colocar terra e plantar as mudas.

Viram só como foi fácil. Pode por a terra e plantar as semente mudas que quiser. A natureza cuidará do restante, sua terra ficará sempre úmida e você não terá mais que se preocupar com quem cuidará das suas plantas durante suas pequenas viagens.

Prontinho!



Conheça também: CURSO ONLINE



Cadastre-se aqui e baixe gratuitamente o material: "Autor da própria sobrevivência: 6 tecnologias caseiras em desenhos esquemáticos" pelo link: bit.ly/o_futuro_da_energia . Receba as minhas aulas e mentoria que serão ofertadas na lista: "O futuro da Energia" através do link  https://t.me/ofuturodaenergia , com materiais sobre fogões ecoeficientes e muito mais!

Nenhum comentário :

Postar um comentário